top of page

Semana Santa do ano de 2017

Os Trabalhos Foram realizados em sua Sede Matriz

Localizado na Rua: Almirante Jaciguaia, Bairro: Vila Ivonete, nº221.

Entre as Data do Mês de Abril do dia 09,13,14,15 e 16.

Domingo de Ramos

Quinta-Feira Santa

e

Sexta-Feira da Paixão

Sábado de Aleluia

CYMERA_20170415_233800

Domingo de Páscoa

Festejo

CENTRO ESPÍRITA DANIEL PEREIRA DE MATOS

 

O Centro Espírita Daniel P. De Matos, Foi fundado em 01/01/1979, Mas para falar do Centro Espírita Daniel P. De Matos, não podemos deixar de falar sobre algo em que deu origem a sua existência, 

 

obs. iremos nos limitar a falarmos sobre a vida de Mestre Daniel, conforme informações obtidas pelo seu sucessor Antonio Geraldo da Silva, ainda em vida de matéria, quando em determinadas oportunidades falava sobre este ser iluminado que em vida de matéria chamava-se Daniel Pereira de Mattos.

 

Segundo o (Conselheiro), Daniel exercia várias profissões como por exemplo: Barbeiro, Cozinheiro, Músico de primeira qualidade e construtor de instrumentos "pau e cordas". Era amigo e Conterrâneo do Mestre Raimundo Irineu Serra. Ambos Maranhenses. Raimundo Irineu Serra segundo informações do próprio Mestre e Conselheiro: Antonio Geraldo da Silva, lá no Peru, ele conheceu a bebida Ayahuasca, hoje popularmente conhecida como (Daime) na qual trouxe para Rio Branco - Acre, o conhecimento desta bebida. Se instalou-se na Floresta e Fundou sua Doutrina. E em um certo dia, descobriu seu bom amigo Daniel P. de Mattos que passava por momentos de turbulências, pois bebia bastante e era muito ligado a boemia. E então, Irineu, vendo seu amigo naquelas situações, o Convidou e levou para beber a Ayahuasca e assim se tratar daquela Doença que o Consumia, Daniel então passou um pequeno período tomando a Ayahuasca com o Mestre Irineu, mas teve uma recaída e voltou a beber novamente. Irineu mas uma vez buscou seu companheiro e o fez retornar outra vez ao seu tratamento de Saúde Física e Espiritual, Bebendo Ayahuasca, desta vez ele passou um tempo maior com Mestre Irineu. Porém um Determinado Dia, ele ainda no Efeito da Ayahuasca Caminhando na Floresta ao se aproximar de um Igarapé Conhecido por Igarapé São Francisco, em época de verão. Se deparou com uma pequena Praia a Margem do Referido Igarapé e ali ele sentiu uma sonolência e resolveu deitar-se um pouco naquela Prainha, no meio da Floresta. Momento em que entrou em Êxtase e teve uma visão em que baixava Dois Anjos vindo do Céu, trazendo nas mãos um Livro Azul, O Qual entregavam e transmitirão a ele uma Mensagem na qual a Virgem Mãe o Determinava a Cumprir uma Missão aqui na Terra.

 

A Missão de Mestre Daniel

1945-1958

As Primeiras Experiências espirituais que Mestre Daniel teve ao tomar o Daime, ainda nos primeiros tempos em que foi acolhido pelo Mestre Raimundo Irineu Serra e levado para sua casa na Vila Ivonete, onde Mestre Irineu lhe deu o primeiro copo de Daime, iniciando o seu tratamento de Saúde física e espiritual. 

Foi nessa mesma época que ele teve a revelação e o esclarecimento das visões que tinha, a respeito da missão que haveria de cumprir sobre a Terra, que já era prenunciada desde a infância em sonho. Ele via seres de luz que lhe entregavam um livro azul e lhe diziam: "Essa é uma missão que te mandaram cumprir sobre a Terra". Nesse tratamento com o Mestre Irineu, ele se lembrou do sonho. Mestre Daniel vinha tomando uma pequena quantidade de Daime para o tratamento. Certa vez resolveu tomar um copo cheio, trabalhou durante dois dias seguidos. Ele tinha uma mediunidade muito desenvolvida e depois dessa porção recordou-se da missão e fez um pedido a Deus e a Virgem Maria para que lhe mostrassem o resultado daquele sonho. Então apareceu o mesmo soldado, com o mesmo livro azul nas mãos e lhe entregou dizendo: "Aqui está a missão que tens que cumprir". Você tem que sair daqui, que não é a tua linha, e abrir os teus próprios caminhos espirituais, de conformidade com o que está neste livro".

Daniel chamou Mestre Irineu e lhe contou essa história. Mestre Irineu lhe aconselhou a fazer o que tinham lhe ordenado, pois ele estava recebendo uma missão e tinha que cumprir. Pediu permissão ao Mestre Irineu e um pouco de Daime para iniciar seu trabalho. Com a Ida de Mestre Irineu para o alto santo, em 1945, Mestre Daniel permaneceu na Vila Ivonete, onde conseguiu um pedaço de Terra Emprestado, e ali construiu sua casa e ao lado uma pequena capela de taipa coberta de palha consagrada a São Francisco das Chagas. Dentro da luz do Daime copiava os hinos do livro azul e com sua "rabeca" entoava as melodias. E fez assim com mais de duzentos hinos, durante os quase treze anos de missão sobre a terra. Recebendo hinos, tomando o Daime, rezando em crianças e tirando "panema" de caçadores da região, 

© 2023 por Centro Espírita Daniel Pereira de Matos

 

bottom of page